A capacitação docente é sempre valorizada. Educadores, saibam como ampliar seus conhecimentos mesmo durante esse período dentro de casa. Continue a leitura!
Estamos passando por um isolamento social, por isso fizemos uma adaptação em nossa rotina e começamos a trabalhar home office. Todos estamos nos atualizando constantemente referente ao COVID-19, mas como anda o nosso aprendizado e autocuidado na esfera do conhecimento?
É de grande importância nos mantermos atualizados e capacitados periodicamente, então, por que não aproveitarmos este momento para atualizar nossos conhecimentos? Aqui, neste artigo, trago três maneiras bem simples de nos capacitarmos desde nossas casas.
Busque um tema que lhe agrade
A primeira dica é: escolha um tema que julga necessário para seu desenvolvimento pessoal ou profissional neste momento. Estamos recebendo uma chuva de informações, cursos gratuitos e momentos de autocuidado, porém, nós devemos duvidar se aquele conhecimento é de grande importância para nós, criticar se ele realmente será útil em nossa vida e, por fim, determinar o que vamos estudar – técnica do DCD.
Educadores, quais conhecimentos queremos adquirir que possam facilitar ou aperfeiçoar a forma de ministrarmos as nossas aulas?
O mundo é uma caixa de alternativas
Este isolamento proporcionou diversas alternativas para quem quer adquirir conhecimento sem sair de casa, tais como cursos EAD, lives por redes sociais, e-books, videoaulas etc; Além disso, podemos aproveitar para começar a ler aquele livro que compramos e nunca tivemos tempo, não é verdade?
Nas redes sociais, muitos profissionais estão fazendo transmissões ao vivo para ter esta troca de conhecimento. Neste momento, devemos buscar um profissional de nossa confiança para este momento de partilha. Alguns cursos de fundações de educação ou filantrópicas estão disponibilizando certificados de conclusão de curso, vale a pena se informar!
Capacitação é momento de autoconhecimento
Esta citação de Augusto Cury diz muito sobre a importância do autoconhecimento:
“A grandeza de um ser humano não está no quanto ele sabe, mas no quanto ele tem consciência que não sabe. O destino não é frequentemente inevitável, mas uma questão de escolha. Quem faz escolha, escreve sua própria história, constrói seus próprios caminhos.”
A capacitação docente não ocorre somente quando fazemos cursos específicos na nossa área, ela acontece, também, de forma mais abrangente, ao longo da nossa jornada em busca de conhecimento, de leitura, de bate papo com pessoas de outras áreas, séries de TV que assistimos, tudo isso faz com que a gente conheça melhor o outro e o mundo, e assim, passamos a conhecer melhor a nós mesmos, nossas limitações, aquilo que precisamos nos aprofundar mais etc.
Leia também: 10 habilidades do profissional do futuro segundo a ONU!
Para esse tipo de capacitação, é de grande importância que dediquemos um tempo em nosso dia. Reserve um tempo no seu cronograma, prepare um ambiente tranquilo, pegue um bloco de anotações, escreva tudo o que considera importante, assim você verá o surgimento de ideias para cursos, livros, séries etc; e, até mesmo, surgirão novos projetos para o futuro. Quando nos sentimos mais capacitados, sentimos mais gana de ensinar o próximo, de utilizar esse conhecimento adquirido para compartilhar com amigos, colegas e com nossos queridos estudantes.
Capacitação docente nesse período de isolamento é conhecer melhor o mundo, aperfeiçoar seus conhecimentos, ler, ver filmes e séries, fazer cursos online, assistir à lives, escrever novos projetos, tudo isso sem sair de casa.
Aproveite esse tempo isolado para se conhecer melhor, somente quando a gente se conhece é que podemos entrar no mundo do outro, inclusive no dos nossos queridos estudantes.
Gostou do blog post? Entendeu a importância da atualização profissional para o educador? Então, confira também este artigo onde falamos sobre como o plano de carreira pode promover a motivação dos professores.
Fonte: https://escoladainteligencia.com.br/capacitacao-docente-no-isolamento-social/